Pacientes lotam hospital e reclamam de demora no atendimento
Hoje (4/03/24), ao passarmos pela rua do Hospital, visualizamos um movimento atípico de pessoas na porta de entrada, com muitas pessoas no hall de entrada e na calçada. E não foi necessário nem fazer pergunta nenhuma porque algumas pessoas foram logo falando, frases do tipo "Veja só quanta gente aguardando sua vez para consulta e apenas um médico para atender".
Resolvemos gravar algumas imagens que você pode ver no link a seguir:
Mais tarde passamos pela UBS - Unidade Básica de Saúde perto do rodoviária e conversamos com a diretora e ficamos sabendo que no Posto os médicos estavam ociosos. A diretora Marilei Jaquetti falou que ligou para o hospital solicitando que as pessoas fossem fazer sua consulta no Posto onde uma médica tinha apenas um paciente para atender. Mas segunda a diretora, as pessoas preferiram continuar no hospital que atende urgências e emergências e só depois, se sobrar tempo vai atender os demais.
Isso soa muito estranho. Por que as pessoas preferem ser atendidas no hospital com uma determinada médica sendo que poderiam ser atendidas imediatamente no Posto de Saúde que fica a duas quadras dali?
É possível que algumas pessoas achem que seu caso é de urgência e por isso, busquem o hospital. É possível também que alguns prefiram esperar mais para serem atendidos pela médica do hospital por se sentirem mais confiantes. Diante disso, sugerimos que haja uma triagem no hospital, como existe em qualquer hospital por aí. Existem 5 cores para marcar a sequência dos atendimentos médicos, como você pode ver na imagem abaixo.
Nessa ordem, só ficariam para atendimento no hospital, os pacientes com pulseira vermelha e laranja. Os demais iriam para o atendimento no posto de saude onde seriam atendidos mais rapidamente e aliviariam a carga dos pofissionais do hospital que precisam lidar com casos mais estressantes.
O Sr. Sandro Desplanches citou que várias pessoas ali estariam com sintomas da Covid 19. Como são classificados esses casos? em qual cor se encaixa a Covid na fila do hospital?
O que você acha dessa proposta de triagem? Tem outra sugestão? Deixe seu comentário.
COMENTÁRIOS