Seja bem vindo
Cerro Azul,17/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Registrado Caso de Raiva em Animal Herbívoro em Cerro Azul

Fonte: Bruno Henrique Lovato
Registrado Caso de Raiva em Animal Herbívoro em Cerro Azul Nota da ADAPAR sobre caso de Raiva em Cerro Azul
Publicidade

Esta reportagem foi sugerida pelo Dr. Laurihetty de Moura e Costa que ouviu falar do caso. Nós fomos conversar com o Secretário Municipal de Agricultura, Bruno Henrique Lovato que nos encaminhou o comunicado da ADAPAR, órgão responsável pelo assunto e nos detalhou ainda que se trata de um equino que a Raiva "uma doença causada por um vírus e que pode acometer várias espécies de animais, inclusive os seres humanos. Invariavelmente é fatal e somente a vacina pode evitar seu aparecimento. Para os animais de produção (bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, ovinos, caprinos e suínos), o principal transmissor da raiva, é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus." (https://www.adapar.pr.gov.br/Noticia/Adapar-publica-Nota-Tecnica-sobre-Raiva)

Segundo a fonte da informação, os funcionários da ADAPAR já tomaram todas as providências necessárias. Primeiramente, o animal identificado com a doença foi sacrificado e outros animais que estão na mesma região foram identifiados e estão sendo monitorados. O animal chupado pelo morcego fica com uma ferida e marca de sangue. Os animais que apresentam marcas deixadas por morcegos precisam ser isolados e monitorados.


Crédito da imagem: 

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/04/morcegos-vampiros-atacam-rebanhos-e-causam-prejuizos-a-pecuaristas-no-sul-do-piaui.ghtml

Quanto aos morcegos, eles precisam ser eliminados e uma técnica mais usada é pegar  uma pasta com veneno no animal. Quando o morcego pousa no animal para sugar o sangue ele se lambusa de veneno e quando chega no seu abrigo, os demais morcegos vão lambê-lo e morrem envenenados juntos com ele. Felizmente os morcegos hematófagos são bastante raros. A maioria dos morcegos se alimentam de frutas, especialmente nozes. 

A única medida eficaz contra raiva é a vacina que, diga-se de passagem, pode ser adquirida nas casas agropecuárias a preços  muito baixos. 


Crédito da imagem: 

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/04/morcegos-vampiros-atacam-rebanhos-e-causam-prejuizos-a-pecuaristas-no-sul-do-piaui.ghtml

A raiva mata o animal muito rapído, em geral, num período de 3 a 7 dias. As carecterísticas básicas são: o animal começa a se isolar e para de comer porque a doença afeta o sistema nervoso e o animal não consegue engolir mais nada, tem uma salivação muito intensa.  E essa saliva é que pode infectar outros indivíduos,  inclusive pessoas, 

Para finalizar, o Secretário Bruno, orienta que, ao identificar um animal com esses sintomas, a primeira coisa a fazer é isolar o animal e comunicar a ADAPAR e a Secretaria de Agricultura.

Cerro Azul,  acabou de receber o Veterinário Elcio  que vai  tratar desse assunto com os pecuaristas. 

E o nosso lembrete é: VACINE SEUS ANIMAIS CONTRA A RAIVA  e não passe raiva!




Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login