Seja bem vindo
Cerro Azul,17/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema Amizade Social

Fonte: Nelson Lorenski
Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema Amizade Social Cartaz da Campanha da Fraternidade de 2024
Publicidade

Já estamos na metade da Quaresma e eu quase não ouvi falar da Campanha da Fraternidade deste ano que tem como lema: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL, combinando com a Encíclica do Papa Francisco FRATELLI TUTTI (Todos irmãos).

A Campanha busca contribuir para a pacificação da sociedade brasileira que está dividida por questões políticas e pelos diversos tipos de preconceito, levando muitos a praticarem homicídios, feminicídios, misogenias, injúrias raciais, homofobias, transfobias e todos os tipos de sociofobias. 

A Campanha lembra a passagem bíblica dos irmãos Caim e Abel, um pecuarista e outro agricultor.  

O contexto é que Caim e Abel ofereceram a Deus os frutos do seu trabalho. Mas, enquanto Abel oferecia as primícias  e o que tinha de melhor para Deus, o Caim oferecia o que sobrava. Abel colocava Deus em primeiro lugar e Caim, colocava Deus em último plano. E quando Deus se agradou das oferendas de Abel e não se agradou das  de Caim, este ficou com inveja do irmão e o matou. 

E este crime se repete até nossos dias das mais diversas formas na nossa sociedade. A Campanha da Fraternidade chama nossa atenção para que façamos um esforço no sentido de cultivarmos a amizade, a fraternidade, a empatia e a compaixão em relação a todas as pessoas, especialmente as mais necessitadas que não tiveram oportunidade à educação, ao trabalho, à saúde  e aos demais direitos.

Veja o que diz o texto publicado no link https://campanhas.cnbb.org.br/fns

"A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde o ano de 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs."


Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

"Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta), o FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanecem na diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social."

Objetivo

"Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que propiciam às populações carentes."

Trazemos aqui alguns links da Campanha da Fraternidade que estão publicados na internet para você saber mais sobre o tema.

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2024

No link abaixo você pode ouvir o Hino da CF 2024

https://cnbbne3-my.sharepoint.com/personal/imprensa_cnbb_org_br/_layouts/15/stream.aspx?id=%2Fpersonal%2Fimprensa%5Fcnbb%5Forg%5Fbr%2FDocuments%2FCF%202024%20%2D%20Material%20de%20Apoio%2FHino%20e%20Partituras%2FHino%20%2D%20CF%202024%2Emp3&referrer=StreamWebApp%2EWeb&referrerScenario=AddressBarCopied%2Eview



Publicidade



Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login